logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 16/09/2013 | 22:15

Içara terá comitê sobre óbito materno

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Os óbitos maternos, infantis e fetais deverão ser monitorados em Içara por um comitê municipal. A ideia é que o estudo possibilite a identificação das causas e leve ao desenvolvimento de ações pela prevenção. A criação do grupo acontecerá após ser aprovada a lei e lançado o decreto para a composição. A primeira votação do projeto ocorreu nesta segunda-feira, dia 16. Para que possa ser sancionado, precisará então de um segundo turno.

Entre as finalidades do Comitê Municipal de Prevenção de Óbito Materno, Infantil e Fetal estará também a verificação da qualidade da assistência, além de promoção da rotina de cadastros entre os profissionais da saúde. A elaboração de todas as ações acontecerá em reuniões a cada dois meses. O prazo está previsto no projeto em tramitação na Câmara Municipal.

O texto também coloca de membros natos um funcionário da Vigilância Epidemiológica e um da Secretaria de Saúde. O Compomaif terá ainda três indicados pelo Hospital São Donato e quatro pela Secretaria Municipal de Saúde. Serão convidados ainda representantes do Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.