Cotidiano | 28/03/2020 | 09:55 - atualizada às 10h36
Içara terá testes rápidos de COVID-19 para aplicação em profissionais de saúde
Redação | com a colaboração de Antônio Rozeng, da Amrec
Compartilhar:
Içara terá inicialmente 250 testes rápidos para detecção do coronavírus em profissionais de saúde que estão na triagem e tratamento de pacientes atingidos pela pandemia. A aquisição será realizada por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec) para identificar e isolar as pessoas que possam ser agentes de contágio. Em toda a região serão comprados 14,2 mil testes em três lotes. A primeira entrega está prevista para a segunda semana de abril.
Conforme a secretária municipal de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos, a triagem será realizada preferencialmente nos profissionais de saúde para evitar que equipes sejam desfalcadas. Segundo ela, a orientação para a população ainda é ficar em casa e, mesmo com a liberação gradativa de atividades econômicas, quando necessário, evitar aglomerações nestes locais. "A preocupação continua", lembra.
Além do investimento coletivo de R$ 1,7 milhão, os prefeitos das 12 cidades da Região Carbonífera também deliberaram em videoconferência na noite desta sexta-feira a volta das atividades de forma gradativa em sintonia com o decreto do Governo do Estado. As repartições públicas municipais voltarão a atender no dia 1 de abril e a volta as aulas será no dia 19 de abril, neste caso, com a conclusão da suspensão por 30 dias.