Cotidiano | 31/03/2009 | 13:52
Içarense estará em conferência nacional
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma
Compartilhar:
Leandro de Oliveira Borges, 13 anos, estudante do oitavo ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, de Içara, terá uma semana agitada. Na quinta-feira, dia 2, ele viaja para Florianópolis, onde representará a Regional de Criciúma na “Primeira Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola”. No dia seguinte, o compromisso será ainda mais longe. Leandro seguirá para o Distrito Federal. Na capital brasileira, ele vai participar da etapa nacional do projeto “Globalização e Meio Ambiente”.
O estudante içarense será um dos delegados responsáveis pela confecção de um documento sobre "As mudanças ambientais globais”. Autor de uma narrativa e um cartaz comparativo com o tema “Recuperação do córrego Tereza Cristina", Leandro, vê no futuro oportunidade de uma natureza mais limpa, trazendo mais vida as suas margens. “Eu acredito em um amanhã melhor, para minha família e amigos. Eu faço a diferença cuidando do meio ambiente e também conscientizando quem não cuida” completa, entusiasmado.
A escola levantou a discussão da degradação ambiental através de visitas monitoradas ao córrego que corta cidade e assim levou os alunos a pensarem melhor sobre ambiente em que vivem e posturas ambientais. A diretora geral, da escola, Sônia Horácio Laureano, sinaliza, “Estamos incitando a vontade dos alunos de lutar por um futuro mais verde, serem cidadãos preocupados com o meio que os cerca.”
“Tudo isso é fruto de um trabalho árduo que desenvolvemos junto aos alunos, uma parceria que vem dando frutos. Com estes prêmio ganhamos visibilidade” completa Sônia. Ela lembra também que a instituição educacional já teve destaque nacional com Joice Zilli da Silva. Em 2007, a estudante foi vencedora do prêmio nacional Escrevendo o Futuro, promovido pela Fundação Itaú Social.