Maristela Giassi
Cotidiano | 19/10/2015 | 09:30
Içarense expõe fotografias no Louvre
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Não é a primeira vez que Maristela Giassi vai ao Le Carrousel de Louvre. Mas agora ela retorna ao museu francês em outra condição. Após 20 anos desde que visitou o local, será expositora com duas fotografias de 75x90cm aprovadas pela Divine Académie na mostra Um clique, muitas histórias. Além do vernissage neste dia 23, as obras poderão ser visitadas em Paris também nos dias 24 e 25. “Um único dia já seria maravilhoso”, comemora a fotógrafa içarense.
Entre as imagens escolhidas está a de Bernadete Pedra Cordeiro Machado, uma das 101 garis de Florianópolis fotografadas no projeto que derivou o nome da exposição. O material foi utilizado em um calendário festivo da Ilha de Santa Catarina, quatro exposições na capital catarinense e mais recentemente foi exibido no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. “São mulheres muito interessantes de fotografar devido as suas histórias”, justifica.
“Tivemos a participação de 20 fotógrafos, maquiadores e cinegrafistas voluntários mobilizados pela Internet”, detalha. A outra foto, feita em um workshop, é de Maria Antônia com um gatinho. “É uma imagem que passa muita energia positiva. Depois da exposição no Louvre, o painel irá direto para o Hospital Infantil do Câncer de São Paulo”, ressalta. Ambos os trabalhos submetidos à curadoria no primeiro quadrimestre de 2015 foram aprovados em junho deste ano.
“O importante não é quantidade. É preciso acima de tudo captar a alma da pessoa. Não quero simplesmente fotografar. Meu objetivo é trabalhar sempre com objetivos sociais”, completa. Parte da sensibilidade apurada é resultante da alma de artista que alimenta através também das artes plásticas. Muitas fotografias foram feitas para serem transformadas em telas. “Pintei durante muito tempo”, pontua. Além disso, Maristela é formada em Assistência Social.