logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 22/04/2010 | 18:52

Içarenses embarcam na Europa

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Após quatro anos na Inglaterra, Osenir “Dhando” Rodrigues dos Santos e Keila Fernandes resolveram retornar para Içara. Mas, a intenção acabou dificultada. Com passagens marcadas para a última sexta-feira, dia 16, eles foram impedidos de embarcar. O avião teve o voo cancelado, assim como outras 16 mil viagens aéreas programadas para o mesmo dia em toda a Europa.

“A única coisa que eles sabiam dizer era para a gente esperar”, explicou o içarense antes de viajar. Apenas seis dias depois, ele e a esposa então conseguiram deixar o continente. Foi nesta quinta-feira, quando as autoridades amenizaram as restrições pela redução na poeira. Agora, são esperados pela família na manhã desta sexta-feira, dia 23.

O problema enfrentado por Dhando e Keila na Inglaterra resultou da interferência de uma nuvem com quase nove quilômetros de altura causada por um vulcão na geleira de Eyjafjallajokull, na Islândia. A poeira afetou milhares de pessoas em todo o mundo. Somente até terça-feira, dia 20, a Associação Internacional de Transporte Aéreo já havia calculado que a falta de tráfego pelo bloco continental somou prejuízos superiores a U$ 1,7 bilhão.

O vulcão na Islândia, país que ocupa uma ilha no Oceano Atlântico, interferiu no espaço aéreo de pelo menos outras 13 nações. Desse total, apenas a França, Alemanha e Polônia conseguiram manter parte dos aeroportos abertos. No restante, a poeira expelida não permitia a visibilidade das aeronaves. Ou então poderia causar problema nos motores. Conforme a Agência Brasil, apenas o Sul da Finlândia, Noruega e Escócia, além do Oeste da Suécia, continuam com a proibição total do pouso e decolagem de aviões.