Marciano Bortolin [Unesc]
Cotidiano | 14/04/2022 | 12:26
Ideias e soluções para problemas reais são apresentadas no Demoday da Unesc
PsiU, Controll Edu e Pept Nano foram eleitas as melhores pelos avaliadores
Redação | com informações de Marciano Bortolin, da Unesc
Compartilhar:
Cinco minutos. Ideias inovadoras. Muito talento. Esta foi a tônica de mais um Demoday, realizado na noite desta quarta-feira, dia 14. Diante de um Auditório Ruy Hülse praticamente lotado e de uma banca de avaliadores exigente, representantes de 12 Startups do Programa de Incubação da Unesc tiveram que defender as suas ideias. Ao final, três delas foram escolhidas as melhores da noite. Campeã, a psiU foi idealizada para utilizar inteligência artificial e a gamificação na identificação de métricas que envolvem saúde física, mental, social e ambiental para mensurar a qualidade de vida dos trabalhadores de organizações. Em segundo lugar ficou a Controll Edu e na terceira posição a Pept Nano, todas ideias de egressos e acadêmicos da Unesc.
Demoday, do inglês significa Demonstration Day, em português, Dia da Demonstração. As apresentações realizadas pelos incubados são chamadas de pitch, uma exposição direta e curta, com o objetivo de vender a ideia da startup para avaliadores e investidores. São cinco minutos de exposição e outros cinco para responder questionamentos como: qual o problema que eles vão resolver; qual a solução criada para resolver esse problema; como eles pretendem ganhar dinheiro com essa ideia; e quem faz parte do time capaz de fazer essa ideia dar certo.
“Juventude é energia, força e oportunidade. O Demoday é um grande programa institucional que tende a valorizar oportunidades. Grandes ideias precisam ser encaradas como grandes oportunidades. E por falar nisso, elas precisam ser encaradas a partir daquelas pessoas que desenvolvem sensibilidade, aquelas que têm condições de observar o ambiente e enxergar aquilo que o outro não enxerga”, enfatiza a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.
De ideias a bons negócios
Para quem não é acadêmico, a incubadora da Unesc recebe todas as pessoas que têm uma boa ideia. Para isso, a instituição possui um comitê permanente de inovação. “Quem tiver interesse pode entrar em contato e agendar uma apresentação no Talent Lab. Quem quer ser empreendedor, quer ter uma startup, e tem bastante ideias engavetadas, fique de olho no formato de apresentação utilizado. Ajudamos a transformar ideias em bons negócios”, relata o assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann.