logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 27/11/2012 | 16:06

Iêde lança livro sobre o bicho-papão

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Com o título de "O Bicho-papão não é mais aquele!", o segundo livro de Iêde Cardoso dos Santos foi lançado na Escola Municipal Ângelo Zanelatto nesta última segunda-feira, dia 26. Ao todo são 12 páginas. Todas elas ilustradas por Juliano Jaksom para o mundo infantil. Além de ser caracterizada como literatura, a obra lançada pela Editora Otomar é tratada também como material didático. Com ela é possível abranger Matemática, Artes, Língua Portuguesa e Estudos Sociais.

"Tem muita criança que ainda tem medo do bicho-papão. Presenciei uma cena no Rincão em que duas crianças iam para o mar. Era o Vinícius e um menor que não queria dar a mão. Então ele disse que o bicho-papão iria lhe pegar. Ai o menino logo se aproximou", conta a escritora. "Perguntei para o pequeno quem era o bicho-papão. Anotei e a resposta dele está neste livro", revela.

Na história, Filipe apresenta um bicho-papão bem diferente aos que transpassam gerações de famílias. O personagem é um comilão que adora mel. “Escolhi o produto pela identidade que Içara possui”, coloca Iêde. Ao final do conto, os próprios leitores colocam então a criatividade para funcionar. A interação proposta é que as crianças desenhem o bicho-papão que eles idealizam.

Conforme Iêde, o livro foi todo planejado para despertar o interesse dos alunos e professores. As ilustrações carregam cores vibrantes. As letras são em caixa alta para facilitar a compreensão. E as expressões são compatíveis com a linguagem atual das crianças. Nesta primeira edição, foram impressas mil unidades. O livro pode ser encontrado por R$ 9,90 na Livraria Matesc.

“Pra quem gosta do folclore brasileiro, imaginar um Bicho Papão é brincadeira de criança. Trabalhar com ilustração é trabalhar com o que realmente gosto de fazer. Significa muito para mim, principalmente quando esse trabalho é voltado pra temas fantásticos”, coloca o ilustrador. “Este é o meu primeiro livro”, completa.

SOBRE IÊDE - Içarense nascida em 18 de maio de 1949, Iêde Cardoso dos Santos exerceu o magistério nas séries iniciais durante 26 anos. Ela é integrante da Academia Içarense de Letras e Artes. Em 2012 lançou o primeiro livro chamado de "A Gerarda do biso". Já a próxima publicação deverá ser publicada em 2013 ou 2014. "Vou contar um pouco sobre a adolescência nos anos 50. Será um livro maior", ressalta.