Cotidiano | 04/02/2010 | 15:06
Igreja discute Campanha da 2010
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Missionários, pessoas ligadas à igreja e ao cristianismo de toda a Região Carbonífera estão reunidas nesta quinta-feira, dia 4, no auditório da Cooperaliança. O evento no Centro de Içara marca o início das discussões sobre a Campanha da Fraternidade de 2010. Ela trabalhará o tema "Economia e Vida". E, usará o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro". O lançamento oficial para a comunidade está marcado para a Quarta-feira de Cinzas, dia 17.
Conforme o coordenador diocesano, padre Antônio Mendes, a intenção do debate é unir as igrejas para o trabalho voltado a valorização dos seres humanos. O idealismo foi repassado no encontro realizado em Içara através de vídeos e textos. Cerca de 150 pessoas marcaram presença. O mesmo ainda ocorrerá em outros núcleos no Sul de Santa Catarina. Em Araranguá, será no dia 6, na Paróquia Sagrada Família. "O bem não está vinculado a uma determinada religião. As pessoas tem que respeitar a fé e o jeito de pensar do próximo", destaca ele.
Segundo o pároco Eloir Borges, da Paróquia São Miguel, as pessoas não devem se deixar ser escravizadas pelo dinheiro. Elas precisam se unir, como por exemplo, em cooperativas. O modelo já é incentivado pela igreja que, em Vila Nova, reuniu mulheres para a confecção de fraldas e roupas para a Pastoral da Criança. Cursos também são desenvolvidos por cooperativas. “Vamos suscitar no coração das pessoas a solidariedade”, pontuou.
ENCONTROS - Na quarta-feira, dia 17, a Diocese de Criciúma realizará também uma coletiva de imprensa para tratar da Campanha da Fraternidade. Estará presente o bispo Dom Jacinto Inácio Flach, o reverendo episcopal Paulo Duarte, coordenação da Cáritas, coordenação de Ecumenismo e representantes de outras igrejas. Em 13 de março, também ocorrerá um Seminário Ecumênico aberto para a comunidade sobre o tema, no Pinheirinho, em Criciúma, às 8h30.