Cotidiano | 13/03/2013 | 16:38 - atualizada às 21h28
Igreja escolhe argentino para novo papado
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Não foi desta vez. Apesar de toda a expectativa para a escolha de um brasileiro, o conclave elegeu um argentino para o novo papado. O comando católico passa agora para Jorge Mario Bergoglio renomeado então como Francisco I. Esta é a primeira vez que um latino-americano chega ao cargo máximo da igreja. A primeira aparição pública foi realizada no vaticano por volta das 16h20 (horário de Brasília) desta quarta-feira, dia 13.
Conteúdo relacionado:
13/03/2013 » Sinos ecoam após a escolha do Papa
12/03/2013 » Brasileiro é cotado para ser novo Papa
11/02/2013 » Líderes católicos relatam surpresa
11/02/2013 » Bento XVI anuncia renúncia
No primeiro contato com os fiéis, o papa realizou orações e pediu uma benção da multidão para ele. O ex-cardeal atuava como arcebispo de Buenos Aires. Ele nasceu em 17 de dezembro de 1936 na capital argentina e foi ordenado pelos jesuítas em 13 de dezembro de 1969. Entre os compromissos que o aguardam devido a nova função está a visita ao Brasil. O país sediará a Jornada Mundial da Juventude de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.
“Ele deverá usar de muito diálogo para com a humanidade, em suas diversas culturas e realidades. Isto não significa que irá acolher tudo, pois a humanidade tem muitas sombras que precisam ser iluminadas pela luz do Evangelho, mas a Igreja não condena os que não concordam com ela. Por ser jesuíta, homem de sabedoria e boa formação, além de ser muito pastor, o fato de ser escolhido como latino americano, é um sinal de que a Europa já fez muito para a humanidade, mas que nosso continente, onde temos uma maioria de cristãos, sobretudo católicos, é cheio de vida e não pode ser esquecido. É o sinal do qual Bento XVI falou, de que o continente latino americano é um continente de esperança e de amor. O novo papa com certeza contagiará a todos com sua maneira de ser”, acredita o bispo da Diocese de Criciúma, Jacinto Inácio Flach.