Cotidiano | 12/11/2021 | 11:23
Inova Jovem Unesc premia trabalho da Escola Maria da Glória Silva
Equipe de Içara teve a terceira colocação geral em evento de inovação
Redação | com a colaboração da Unesc
Compartilhar:
Ideias para a reciclagem, reutilização e monetização de materiais como tampas, lixo eletrônico, restos de materiais de construção, resíduos orgânicos e até gases foram apresentadas na Unesc nesta quinta-feira dia 11. O show de inovações fez parte da final do projeto Inova Jovem 2021. O evento reuniu dez propostas criadas por estudantes de Ensino Médio de escolas de toda a região no Auditório Ruy Hülse, entre eles, da Escola Maria da Glória Silva, de Içara.
A equipe Visão Diferenciada, de Içara, foi composta pelos estudantes Diogo Marcelo de Aguiar, Gisele Santiago Leacina, Isadora Viana e Diogo Marcelo de Aguiar com a orientação do professor Daniel de Moura e a assistente técnico-pedagógico Ediléia Silvestre. O trabalho resultou na terceira colocação e a premiação dos participantes com troféu, além de fones de ouvido e bolsas de estudo para graduação.
“O Inova Jovem Unesc teve 54 equipes participantes. Durante oito semanas, os estudantes participaram das oficinas, capacitações, atividades online e orientações dos tutores da Unesc. A Escola Maria da Glória participou com cinco equipes na primeira etapa do programa, sendo classificada a equipe Visão Diferenciada entre as 10 equipes finalistas”, indica a diretora, Giziane Ranthum.
A temática da edição propôs que os mais de 500 alunos participantes apresentassem soluções para transformar lixo em negócio e as ideias apresentadas surpreenderam os cinco jurados que compuseram a banca de avaliação. O projeto vencedor entre os 54 inscritos e os dez selecionados para a final propôs uma forma automatizada para separação de tampas de garrafa pet, de acordo com suas cores, o que eleva significativamente o valor do material para reciclagem.
“Tivemos ideias incríveis e que possuem grande potencial para serem levadas adiante. Com ações como essa, queremos demonstrar que a inovação não está somente nas grandes tecnologias e, por muitas vezes, está justamente em ideias simples que promovem a resolução de grandes problemas”, destaca o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo. Segundo ele, o evento foi realizado a partir de uma metodologia Júnior Achievement, já validada e aprovada mundialmente.