Cotidiano | 05/10/2021 | 14:59
Inovação na educação: transformações tecnológicas vão impactar nas escolas de Içara
Secretaria Municipal de Educação vai investir em atualização de equipamentos e aparelhos interativos
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
O movimento de inovação em Içara deve chegar à rede municipal de Educação com novos equipamentos e ferramentas para promover o desenvolvimento de soluções e também de aprendizagem. Entre os projetos em fase ainda embrionária e que mostram uma tendência de sinergia da cidade com o tema está a elaboração dos espaços creators com impressoras 3D e outros aparelhos que permitam colocar ideias em prática. “Já estamos em contato com outros municípios que iniciaram a implantação para também estruturarmos o nosso projeto”, ressalta o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação, Timothy Pereira.
As atualizações tecnológicas atualmente observadas para implantação em Içara servirão para propiciar novas abordagens aos conteúdos e tornar cada vez mais atrativas as escolas. Por isso, também vão exigir que o processo pedagógico com os profissionais da educação seja preparado gradativamente. O Google for Education, por exemplo, já é aplicado em nível de gestão na secretaria e deverá ser expandido às escolas. “Estamos caminhando para essa etapa com a possibilidade de uma parceria para Chromebooks e telas interativas”, projeta Timothy.
A aquisição de novos computadores com capacidade de processamento mais avançadas para os laboratórios escolares também está em fase de elaboração descritiva para licitação. Por ora, a secretaria atua com a otimização das redes internas e das conexões com a Internet. Além disso, a comunicação vai passar por uma transformação com a chegada do VoIP. Atualmente as linhas telefônicas são contratadas pelas Associações de Pais e Professores. A mudança será para uma rede municipal, como já ocorre em outros setores da Administração Pública.
“A pandemia trouxe muitas situações difíceis e dolorosas, mas também vai deixar o uso da tecnologia dentro do processo de ensino-aprendizagem como herança desse período. Os professores superaram as dificuldades e estão se capacitando para utilizar as novas tecnologias dentro da sala, o que também aperfeiçoará o processo de ensino. Temos buscado alternativas possíveis e viáveis para adequar a estrutura das escolas às novas ferramentas tecnológicas nas salas de aula”, pontua a secretária e Educação, Rose Reynaud.