logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 28/07/2011 | 10:24

Interação entre mídia impressa e virtual

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Com capacidade para armazenar até 7 mil números e 4,2 mil caracteres alfa-numéricos, o QR-Code é uma potência em codificação visual. As imagens formadas por este tipo de selo podem ser utilizadas para identificação de produtos, definição de preços ou atalho para sites. Nesta última opção, o maior uso está no campo publicitário. O Canal Içara é um exemplo.

A novidade utilizada pelo portal içarense está no Jornal Agora desta quinta-feira, dia 28. A interação de um veículo impresso com uma mídia virtual consta no caderno de cultura. E, certamente chama atenção por figurar no meio do texto jornalístico um símbolo ainda desconhecido de muitas pessoas.

Como descobrir o que está no código? No caso do Canal Içara, o atalho é revelado no próprio anúncio. Trata-se de uma forma mais ágil para acesso ao especial sobre a Festa de São Donato. Para fazer o uso do link, contudo, é preciso de um leitor. Este papel pode ser desenvolvido por celulares, tablets ou diferentes dispositivos móveis.

Seja em modelos com Android ou o Iphone, softwares já foram desenvolvidos para a leitura da codificação visual através da câmera fotográfica. No sistema operacional do Google, uma opção é o Barcode Scanner. Além de acessar páginas virtuais referenciadas na codificação, estes programas possibilitam também a pesquisa de preços de produtos na Internet.