Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 05/12/2016 | 11:00
Internautas dão exemplo em doação
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A doação de sangue é um costume para somente 7% dos internautas do Canal Içara. O índice baseado na manifestação de 30 leitores numa enquete na capa do portal entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro coloca os internautas bem acima das estatísticas do Ministério da Saúde. A estimativa é que somente 1,8% da população doa regularmente no país.
No ano passado cerca de 1 milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que representa 38% do total das doações. Mais 1,6 milhão de pessoas, ou 62% do total, retornaram para doar. Para doar no Brasil é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
A Organização Pan-Americana de Saúde estima que seja necessário 2% da população como doadora para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país. Em média, os países da América Latina e do Caribe coletam sangue equivalente a 1,5% de sua população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja pelo menos 1%.