logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 01/06/2014 | 10:19

Inverno deve aumentar demanda no HSD

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Com apenas três meses de vida, a pequena Luana Oliveira já apresenta sintomas de que vai gripar. A queda de temperatura trouxe uma forte tosse acompanhada de muito catarro. E para não ver a situação se agravar, a mãe Vivian Souza de Oliveira procurou o Hospital São Donato. Segundo ela, essa é a primeira vez que a menina apresenta os sintomas. Apesar disso, não se mostrou incomodada e pouco reclamou.

“Ela é muito pequenina ainda. Então acho que essa mudança de clima acaba afetando. A gente agasalha bastante, vacina, mas não adianta. E de uns dias pra cá vem tossindo muito e parece que está com bastante catarro. Então resolvi procurar o hospital logo, porque mesmo ela não chorando e não reclamando, tenho medo que a situação piore”, relata a mãe.

A tendência é que os atendimentos por conta de doenças respiratórias aumentem consideravelmente na instituição. Entretanto, a gerente de enfermagem, Luana Silva da Luz, relata que o frio ainda não refletiu no aumento da demanda até agora. “O que percebemos no momento são os números de internações de pacientes crônicos que elevou. Mas, geralmente, durante a temporada de inverno temos uma maior demanda, mais internações e procura por conta das doenças respiratórias”, afirma.

Assim como não houve grande procura por conta de doenças respiratórias geralmente ocasionadas pelas baixas temperaturas, nenhum caso da gripe influenza H1N1 foi registrado. “Diversos podem ser os fatores que fazem os atendimentos se manterem na média. A vacina contra a gripe que está sendo feita, a procura primeiramente pelas Unidades de Saúde e até os pediatras que não querem internação e não encaminham ao hospital”, pontua Luana.

Os cuidados, no entanto, segundo a enfermeira, devem ser redobrados nessa época. “Tomar bastante líquido, água, vitamina C. Não ficar em lugar fechado, principalmente onde se encontra um grande número de pessoas. E fazer valer a etiqueta da tosse: tossir a boca com um papel quando tossir, nunca utilizar a mão, dê preferência ao antebraço, higienizar as mãos, fazer uso do álcool em gel, etc”, destaca.