Cotidiano | 08/10/2021 | 11:21
Júlia Helena: já ouviu falar em cúrcuma?
Evidências clínicas têm mostrado que essa substância apresenta uma vasta gama de atividades farmacológicas
Júlia Helena Lima
Compartilhar:
Cúrcuma nada mais é do que o açafrão-da-terra, uma planta da família do gengibre. Muito usada para temperar carnes e comidas salgadas, a cúrcuma se destacou nos últimos tempos pelo seu alto poder anti-inflamatória, antioxidante e até em tratamentos como câncer e covid-19.
A cúrcuma possui um componente ativo, a curcumina. Só que ela encontra bastante dificuldade de estar em alta disponibilidade no organismo quando ingerida. Por isso, nós médicos utilizamos algumas fórmulas para facilitar a sua entrada na célula e de fato aumentar sua biodisponibilidade. Uma das soluções que a gente encontra é manipular com a Piperina e assim facilitar este processo.
Evidências clínicas têm mostrado que essa substância apresenta uma vasta gama de atividades farmacológicas contra muitas doenças crônicas, incluindo diabetes tipo II, artrite, esclerose múltipla, doença de Alzheimer e aterosclerose. Também inibe a agregação de plaquetas, suprime a trombose e existem algumas evidências q mostram inibição da replicaçãodo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Além disso, melhora a cicatrização de feridas, auxilia no processo de destoxificação do fígado por meio da inibição da atividade da glutationa S-transferase, protege contra lesões hepáticas, formação de catarata, toxicidade pulmonar e fibrose. Finalmente, sua atividade anticâncer tem sido extensivamente investigada, sugerindo um papel potencial tanto para a prevenção quanto para o tratamento de uma grande variedade de cânceres, incluindo gastrointestinal, geniturinário, de mama, de pulmão e neurológico.
Sei que parece bom demais para ser verdade. Óbvio que não significa que sair usando a curcumina vai te deixar livre dessas doenças citadas e vai te dar uma vida longa. Precisamos lembrar que qualidade de vida é um conjunto de ações em prol da mente, corpo e espírito.
Mas, uma mãozinha de substâncias assim, baratas e que estão ganhando espaço no dia-a-dia tornam-se interessante para facilitar nossos caminhos.
Então, se vocês já deram os primeiros passos de uma vida saudável: alimentação adequada e exercícios, não custa nada consultar com um médico e ver quais as chances dos benefícios da cúrcuma em sua vida! Nem que seja temperando seus alimentos e retirando a dependência do sal! Gostou da dica? Agora faça o básico e depois evolua sua saúde!
Um beijo e até a próxima.