Cotidiano | 03/04/2013 | 16:42
Lacen detecta salmonella em manipuladora
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A lanchonete interditada pela Vigilância Sanitária no bairro Esplanada está autorizada a funcionar novamente a partir desta quarta-feira, dia 3. A interdição agora se aplica somente a uma manipuladora de alimento. A medida foi tomada devido aos exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde terem apontado que apenas ela estava infectada por salmonella.
Conteúdo relacionado:
26/03/2013 » Inquérito é aberto sobre lanchonetes
21/03/2013 » Suspeita de intoxicação atinge 53 pessoas
20/03/2013 » Vigilância apura intoxicação de 40 pessoas
"Toda a equipe precisará passar por um curso de reciclagem. Inicialmente o estabelecimento teve imputada multa de R$ 2,5 mil. Agora vamos encaminhar o relatório ao Ministério Público e a penalidade poderá ser ainda maior", acrescenta o coordenador da Visa, Clair da Silva. Quanto as amostras de alimentos, não houve problemas nos produtos utilizados para o preparo dos lanches. A demora no acionamento do órgão pode ter dificultado a detecção.
Os primeiros casos ocorreram no dia 14 de março. Mas somente no dia 19 a Vigilância Sanitária foi notificada. A infecção com a bactéria atingiu pelo menos 53 pessoas em Içara e Morro da Fumaça. Apesar de não ter sido comprovado que a contaminação tenha ocorrido através do uso de maionese caseira, a multa ao estabelecimento considerou também o condimento desautorizado. “A falta de procedência da maionese já havia sido observada anteriormente”, relata Clair.