Cotidiano | 17/06/2021 | 12:24
Lactantes entram para o grupo prioritário da vacinação contra Covid-19 em SC
Nota técnica será publicada em cumprimento a lei sancionada em Santa Catarina
Redação | com a colaboração do Governo de SC
Compartilhar:
As mulheres que estão em fase de amamentação, chamadas lactantes, agora fazem parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés sancionou a lei que coloca esse grupo entre as prioridades do processo de imunização no estado na manhã desta quinta-feira, doa 17. O projeto, de autoria do deputado estadual João Amin, foi aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa (Alesc).
“Acredito que, para além do momento atual, essa lei é um legado para as futuras gerações. O novo coronavírus causa uma doença grave, que pode ser combatida apenas por meio da vacina. As lactantes podem ajudar no processo de imunização dos bebês e por isso resolvemos avalizar este projeto”, ressalta o governador. Conforme João Amin, já há estudos que apontam que as mães vacinadas podem repassar anticorpos aos bebês. Dessa forma, a inclusão das lactantes foi uma questão que sensibilizou os parlamentares.
Para Isabel Cristina de Oliveira Dionísio, representante do movimento de lactantes pela vacina em Santa Catarina, o momento é de comemoração. Ela conta que o grupo estava mobilizado há pouco mais de um mês e que contou com um apoio rápido das autoridades estaduais. “Pela voz de todas as mães, pudemos trazer essa situação importante para ser apreciada pelo poder público. É um momento satisfatório e estamos muito felizes. Não esperávamos outra conduta das nossas autoridades”, avalia.