Cotidiano | 12/04/2010 | 11:55
Óleos e gorduras: quais escolher?
Gabrielle Da Luz - gabrielle.daluz@canalicara.com
Compartilhar:
Óleos e gorduras muitas vezes são vistos como vilões. Entretanto são fundamentais ao organismo humano. Eles possuem diversas funções importantes, tais como: contribuir para o funcionamento das células, proteção dos órgãos, transporte de vitaminas, além de também contribuir para a prevenção de doenças. São diversos os alimentos naturais ou processados que contêm óleos e gorduras. Por isso, é fundamental conhecê-los para fazer boas escolhas. Gorduras saturadas e insaturadas: qual a diferença?
A gordura saturada pode ser prejudicial à saúde quando ingerida em excesso. O consumo está relacionado às doenças cardíacas, arteriais, diabetes, obesidade, câncer entre outras. É encontrada naturalmente em carnes, banha, leite integral, ovos, óleo de palma e de coco. E, também, em produtos industrializados, como sorvetes, biscoitos e chocolates. Devem ser evitadas ao máximo.
Já as gorduras insaturadas contribuem para a redução dos níveis do colesterol LDL (colesterol ruim), além de evitar as diversas doenças citadas. São divididas em monoinsaturada (óleo de girassol, azeite de oliva, abacate) e poliinsaturadas (óleo de soja, canola, nozes, linhaça e peixes). O ideal é que sejam ingeridas todos os dias, mas seu consumo deve acontecer com moderação pois são altamente calóricos.
Outro cuidado que se deve ter é com as gorduras trans. Elas são obtidas quando óleos vegetais passam por um processo chamado de hidrogenação. E, devem ser evitadas. É que atuais estudos científicos demonstram que o consumo está relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças.
DICAS DA NUTRICIONISTA SOBRE O CONSUMO DE GORDURAS E ÓLEOS:
- Evite o consumo de carnes gordas e banha. No caso das aves, tire a pele e a gordura aparente;
- Evite leite integral e derivados, prefira os desnatados; Em relação aos queijos, escolha os brancos;
- Para cozinhar, utilize um fio de óleo de soja ou canola. Não utilize banha;
- Evite alimentos fritos;
- Para temperar a salada, utilize uma colher de sopa de azeite de oliva. Mas não o submeta à altas temperaturas;
- Consuma peixes pelo menos uma vez por semana, de preferência não frito;
- Procure incluir nozes na alimentação.
Cuide de sua saúde e de seus familiares! Tente as mudanças gradativamente.