logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 08/06/2010 | 18:18

Óleos são bons; Mas frituras não

Gabrielle Da Luz - gabrielle.daluz@canalicara.com

Compartilhar:

A fritura pode ser feita com gorduras de origem animal, como a banha. Ou com óleo de origem vegetal, a preferida de quem as consomem diariamente. Óleos e gorduras são essenciais à saúde, pois são responsáveis por inúmeros processos biológicos. As gorduras insaturadas, derivadas de vegetais até possuem efeitos benéficos e previnem diversas doenças, sendo essenciais em todas as fases da vida. Entretanto, o processo de fritura leva a alterações químicas, transformando óleos e gorduras de boa qualidade nutricional em tipos de gorduras que prejudicam a saúde.

Por isso, deve-se evitar qualquer tipo de alimento frito. Além disso, a fritura é responsável pela formação de uma substância cancerígena, chamada acroleína. Estudos indicam que o elevado consumo de alimentos fritos está relacionado às doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer, diabetes, fadiga, acúmulo de gordura abdominal, entre outros.

Alimentos fritos não devem fazer parte da rotina das famílias, mas sim limitado a ocasiões e eventos onde não é possível ter acesso a outros tipos de opções. Uma alimentação equilibrada, que contenha alimentos como: óleos vegetais (soja, girassol, canola, azeite de oliva), castanhas, linhaça, peixes, abacate e outros, é suficiente para que as pessoas atinjam a quantidade adequada de gorduras. E de forma saudável.

DICA DA NUTRICIONISTA: Cuidar da saúde exige disciplina e organização. Planeje-se! Cuide de sua saúde e de seus familiares! Tente as mudanças gradativamente.