logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 16/12/2021 | 23:34

Livro Além dos Trilhos do Trem tem nova edição lançada pelos 60 anos de Içara

A obra foi atualizada com novos capítulos sobre a história da cidade

Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

Memórias afetivas, registros e acontecimentos que marcaram a história dos 60 anos de Içara estão compilados em mais de 300 páginas do livro “Além dos Trilhos do Trem - 1961/2021 – 60 anos de Emancipação Política de Içara”, da escritora Maria de Fátima Silveira Pavei. O lançamento foi realizado no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti na noite desta quinta-feira, dia 16. E, além da apresentação da nova obra, o evento contou ainda com a Associação Coral de Içara, da Companhia Jovem de Balé e o talento musical da estudante da Escola Ângelo Zanellato, Gabriela Magnus Gomes.

“As páginas estão revestidas de saudades, relembra a luta de nossos ancestrais em uma terra distante de suas raízes, é um elo de uma corrente de construção em uma terra fértil de valores morais e culturais, assim como o seu solo. Foi minha oitava obra e estou emocionada com o resultado”, disse a escritora. O livro relata a emancipação da cidade, os ex-prefeitos, as escolas, as recentes inaugurações, as igrejas e tudo que contextualiza o povo içarense, suas culturas, seus bairros e suas famílias.

“Maria de Fátima foi uma das fundadoras da Academia Içarense de Letras e Artes de Içara. Queremos agradecê-la pela sua dedicação e carinho em deixar para nossa cidade os registros que ela se dedicou tanto para escrever”, enaltece o presidente da Academia Içarense de Letras e Artes de Içara, Marcionei Fernandes. “Todas as escolas vão receber um exemplar para pesquisa dos alunos. A emancipação do Balneário Rincão, a Casa Rosa, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus são alguns exemplos de acontecimentos que estão neste livro e que podemos observar que não partiu do Poder Público, mas sim por movimentos populares, tudo com a força do seu povo”, avalia a prefeita Dalvania Cardoso (PP).