Cotidiano | 20/07/2023 | 12:43
Livro resgata histórias dos 131 anos de colonização bergamasca em Içara
Nova obra reúne oito anos de pesquisa da escritora Silésia Pizzetti Augustinho
Redação
Compartilhar:
A história bergamasca no Sul de Santa Catarina faz parte da mais nova obra da escritora Silésia Pizzetti Augustinho. A trajetória dos imigrantes da Província de Bérgamo, ao Norte da Itália, à comunidade de Primeira Linha do Rio Sangão foi lançada para a comunidade no Auditório Osvaldo Duarte na noite desta quarta-feira, dia 19. E, além de mostrar a origem de sobrenomes tradicionais, o livro narra a fundação de Içara e a devoção a São Donato.
“Para esta obra, fez-se necessário o garimpo bibliográfico no Brasil e na Itália, e o mais importante foi a coleta da história através de entrevistas com os nonos e nonas de Içara e região. A busca de documentos foi fundamental para firmar as informações coletadas, aproximando ao máximo da verdade histórica. Este foi um trabalho árduo, mas prazeroso, que ocupou mais oito anos de pesquisa”, afirma a escritora.
O livro já pode ser encontrado em livrarias. Além disso, estará disponível na Feira da Indústria e Comércio, durante a Festa de São Donato, de 4 a 7 de agosto. “A cidade de Içara é uma amostra fiel dos dilemas e dos desafios enfrentados pelos imigrantes italianos no Sul do Brasil. Cabe a esta obra reafirmar a identidade bergamasca da imigração italiana da cidade de Içara, possibilitando no futuro edificar pontes culturais e econômicas com a região mais desenvolvida do norte da Itália”, pontua Silésia.