Jornal Gazeta
Cotidiano | 24/08/2015 | 17:00
Livros ganham nova utilidade em biblioteca
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Cadeiras feitas de ferro ou de madeira são coisas do passado na Biblioteca Cruz e Souza, da Escola Estadual Maria da Glória e Silva, do bairro Aurora, em Içara. Baseada na sustentabilidade, a unidade escolar transformou livros inutilizados em cadeiras e mesas. “O legal é que está dando certo. Os alunos estão se mostrando apaixonados por esta biblioteca”, enaltece a diretora Giziane Ranthum.
“A cada três anos são enviados à escola novos livros para cada disciplina. Com esta renovação, os exemplares acabam sobrando e a gente não pode jogar fora. Também nem faríamos isso. Alguns os alunos levam para casa, mas mesmo assim sobra um monte de livro”, completa. A ideia de transformar os livros foi apresentada então pela professora Eliane de Bona Sartor.
A inspiração foi encontrada num site italiano que mostrava o exemplo de uma escola incendiada que reaproveitou o material que havia sobrado, no caso, os livros. “Eu posso ter trazido a ideia, mas se ficou legal é graças ao empenho de todos os profissionais da escola que se dedicaram e se dedicam buscando outras ações visando sustentabilidade”, coloca.
“Tínhamos bastantes cadeiras e mesas quebradas. O quê dava para a gente reaproveitar, utilizamos para ser a base dessas cadeiras de livros que foram colocadas na biblioteca”, destaca a diretora Giziane. “Nós conseguimos algumas doações de empresas e neste caso da biblioteca utilizamos restos de tecido para que fosse feito o estofado”, destaca.