Cotidiano | 01/04/2009 | 20:07
Lotação no HSD chega ao limite
José Adílio - Hospital São Donato
Compartilhar:
O Hospital São Donato de Içara fechou o mês de março com mais de 6,2 mil atendimentos no Pronto-Socorro. Com a alta demanda, a direção da instituição procurou a Secretaria de Saúde de Içara para pedir ajuda. O problema é que 50% das unidades de saúde do município estão sem médicos.
O número de pessoas atendidas ficou acima da média em mais de dois mil registros. Quase 80% dos casos são ambulatoriais e poderiam ser resolvidos nos postos de saúde. No encontro realizado nesta quarta-feira, dia 1º, a diretora administrativa do São Donato, Morgana Zock, disse que a espera dos pacientes chega a quase quatro horas.
O secretário municipal Fabrício Possamai prometeu que irá procurar o prefeito Gentil da Luz para expor a situação. Ele também adiantou que pretende solucionar a falta de médicos com o lançamento do edital do processo seletivo, que está previsto para o começo da próxima semana. Na quinta-feira, dia 2, o secretário Estadual de Saúde do Estado estará na região e também passará por Içara. Possamai pretende entregar algumas reivindicações em favor do município.
"As pessoas chegam com problemas de saúde e querem ser atendidas, mas por causa da demanda e dos casos de urgência e emergência não estamos conseguindo atender com rapidez", alertou Morgana. Na Secretaria Municipal de Saúde, ela citou que somente na parte da manhã, quase 80 pessoas estão sendo atendidas.