Cotidiano | 11/12/2024 | 09:35
Luciane Bisognin Ceretta toma posse para novo mandato na presidência da Acafe
Biênio 2024/26 será conduzido ao lado do reitor da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante
Redação | com informações da Unesc
Compartilhar:
Em evento marcado pela reafirmação do compromisso com a educação e com o futuro de Santa Catarina, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi empossada para o segundo mandato como presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) nesta terça-feira, dia 10. Ao lado do reitor da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante, também reconduzido ao cargo de vice-presidente, Luciane vai liderar a associação durante o biênio 2024-2026.
A nova gestão assume com o compromisso de ampliar ainda mais o papel das universidades comunitárias no desenvolvimento do estado, consolidando importantes conquistas nos últimos anos. Entre as prioridades estão o fortalecimento de iniciativas como o programa Universidade Gratuita, que já atende mais de 40 mil estudantes, e a implementação de projetos voltados a governança, transparência e inovação.
“Chegamos a esse momento com muito entusiasmo, para fazer uma Acafe ainda maior nos próximos dois anos, com a parceria de todos os reitores e reitoras. Se temos uma Acafe fortalecida nos seus 50 anos, isso é resultado de um trabalho coletivo, feito por muitas mãos. Porque a Acafe é construída por todos. Nós podemos divergir às vezes, mas. convergimos sempre no propósito de ter uma educação de excelência em Santa Catarina. No propósito do ensino superior advindo das universidades comunitárias no nosso Estado ser referência em todas as suas dimensões”, frisa a presidente.
“A Acafe representa e tem representantes de toda Santa Catarina, do Extremo-Oeste ao Litoral, do Sul ao Norte. Somos verdadeiros patrimônios das nossas regiões. Nós vamos muito além de ensino, pesquisa e extensão. Porque nós também somos inovação, saúde, cultura, serviços… Somos desenvolvimento”, acrescenta o vice, Kaio Amarante.
Além da academia
“Não tem outro caminho pra gente melhorar de vida, se não for através do ensino, do conhecimento e de tudo que ele produz. A Acafe tem grande responsabilidade de nos ajudar a fazer com que a nossa educação seja a melhor possível, incluindo o programa Universidade Gratuita, que é a maior obra que eu vou realizar em Santa Catarina. A Acafe é esse símbolo de desenvolvimento regional. As universidades comunitárias fazem parte do crescimento desse Estado vencedor”, declarou o governador Jorginho Mello.
“É importante dizer que a Alesc nunca faltou à Acafe, ela sempre esteve presente, num diálogo muito franco e respeitoso. O Universidade Gratuita é um exemplo disso, ele foi aperfeiçoado no Parlamento e de lá para cá temos encontrado desafios e trabalhado nesse processo compreensível (de ajustes) diante do tamanho do programa. Desejo muito sucesso nessa recondução da diretoria, para os desafios que a Acafe tem pela frente”, pontuou também, como representante da Assembleia Legislativa, a deputada Luciane Carminatti.