logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 28/09/2022 | 19:52

Magia e encanto marcam aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia da Unesc

Crianças, professores, convidados e parceiros participaram da cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira

Redação | com informações de Daniela Savi, da Unesc

Compartilhar:

Muita magia, encanto, alegria e conhecimento. Assim foi a comemoração de aniversário de 20 anos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 28, na Unesc. Crianças, professores, parceiros e convidados especiais, como a Supergirl, a Máquina de Combate e a Mulher Gato circularam no Auditório Ruy Hulse, que foi totalmente preparado para esta tarde especial.

Além do trio de personagens das histórias em quadrinhos, quem também apareceu no local foi o personagem Pintado, o mascote do Museu; o sósia do capitão Jack Sparrow, personagem do filme Piratas do Caribe; e o Dino, uma réplica de filhote de Tiranossauro Rex que também é uma das atrações do museu ao longo destas duas décadas.

Se na plateia a alegria era grande, no palco onde estavam as autoridades e convidados não era diferente. Pensando em demarcar este relacionamento institucional para além dos muros da academia, o Museu será ampliado e ainda contará com um espaço no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, como adiantou, orgulhosa, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, durante o evento.

“Temos aqui na nossa Universidade Comunitária um grande patrimônio cultural. Pessoalmente, acredito e defendo que não há sociedade desenvolvida sem equipamentos culturais e educacionais que transformem, de fato, o modo de pensar e de enxergar o mundo. Acredito que o ser humano aprende em todos os momentos e que a sociedade se qualifica e se desenvolve a partir de alguns elementos, em especial, a cultura, a arte, a educação e o cuidado com o meio ambiente”, destacou a reitora.

Segundo ela, o Museu, que nasceu há 20 anos, só é possível porque tem como ancoradouro uma Universidade Comunitária. Suas exposições, divididas em diferentes espaços do campus, apresentam mais de 1,5 mil espécies que habitam os principais biomas brasileiros, como a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica, os pampas, além de representantes da fauna marinha. O local recebe todos os meses 1,5 mil visitantes vindos dos mais diversos municípios.

Quem também falou, emocionada, foi a coordenadora e idealizadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski. “Nosso principal sentimento é de gratidão. É uma grande alegria comemorarmos e acompanharmos o crescimento do museu, bem como ver a sua missão se cumprindo como espaço lúdico e reflexivo, sensibilizando crianças jovens e adultos para a importância do respeito à vida e suas múltiplas formas. Esse é o ideal que me motiva”, salientou.

Para o coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Renilton Assis, quando se pensa no museu se faz uma análise no foco educativo, na preservação do meio ambiente e das contribuições com a educação que ele produz.

Apresentações culturais dos alunos do Colégio Unesc encerraram a tarde festiva acompanhada de um saudoso coro de parabéns. Representantes da Polícia Militar Ambiental também marcaram presença e falaram da importância da parceria, além da contribuição do espaço na educação ambiental e preservação da natureza.