Cotidiano | 16/05/2012 | 12:32
Maio não é mais o mês das noivas
Especial de Rafaela Pereira, do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Maio é considerado o mês das noivas. Pelo menos era isso que se achava até pouco tempo. A data certa de quando essa tradição teve origem não se sabe. Reza a lenda que esse costume foi trazido por estrangeiros do hemisfério Norte que consideravam o mês propício para realizar celebrações populares.
Outra história revela também que a data surgiu por influência da igreja católica. Isso porque no mês de maio comemora-se a consagração de Maria e o Dia das Mães no calendário cristão. Mas a escolha por maio está se perdendo. Estatísticas mais atuais comprovam que os meses de novembro e dezembro são considerados os queridinhos dos casais.
Na Paróquia São Donato, os registros mostram que a tradição realmente vem perdendo a força. Para este ano, apenas três casamentos estão agendados para o mês de maio. Também serão realizados os casamentos comunitários, mais a data foi escolhida sem motivo específico. “Esse ano terá o casamento comunitário, o que aumenta o registro. Mas foi escolhida aleatoriamente, poderia ser em qualquer outro mês do ano. Acredito que maio já deixou de ser o mês das noivas”, acrescenta.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cerca de 2,9 mil casamentos foram registrados no civil em maio de 2010 em Santa Catarina. Enquanto nos meses de novembro e dezembro o número de casais que selou a união atingiu a marca de 3,5 e 3,1, respectivamente.
A escolha mudou por diversos motivos. Por ser um mês que segue a tradição, casar em maio, naturalmente, sai um pouco mais caro. Já em novembro e dezembro, o salário aumenta por decorrência das férias de verão e também do 13º salário. O clima também é um dos motivos que fazem as noivas optar pelos meses mais próximos ao fim do ano.
Esse foi o caso de Meryene Mendes. Ela subirá ao altar em setembro. A escolha da data se deu por dois motivos. “Primeiro porque eu e o Fernando adoramos a primavera e achamos que o tempo é ótimo para a realização de um casamento. Segundo porque no dia que casaremos é o dia do aniversário dele, então será comemoração dobrada”, destaca a noiva que realizará o casamento no estilo das festas de campo, ao ar livre.
Se para uns essa tradição não tem muita importância, para outros, casar no mês dia maio é fundamental e traz sorte. Renata Domingos de Jesus e Ronaldo de Jesus estão casados há quatro anos. Mas resolveram oficializar a união este ano. E o mês escolhido para subir ao altar não poderia ser outro, se não maio. “Eu sempre pensei que quando casasse seria no mês das noivas. Maio também é o mês das mães e acho que está tudo relacionado. Também por um pouco de superstição, acho que pode trazer sorte”, relata.