logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 08/06/2021 | 14:51

Mais de 1,5 mil alunos representarão Içara na Obmep

A partir de 30 de junho, as provas e outros materiais estarão disponíveis na Internet

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Um total de 1.572 alunos de seis escolas da rede municipal vão representar Içara na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), competição aberta também à participação de estudantes matriculados em unidades de ensino da rede estadual e em escolas particulares. A partir de 30 de junho, as provas e outros materiais estarão disponíveis na Internet.

Até 3 de agosto poderão ser aplicadas as provas da primeira fase e as escolas terão até 11 de agosto para enviar os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda etapa, através dos Correios ou aplicativo. O formato foi adotado devido às medidas de prevenção ao contágio por coronavírus.

Em decorrência da pandemia, a 16ª edição não ocorreu no ano passado como previsto, nem a cerimônia nacional de premiação aos medalhistas de ouro da Obmep 2019, até então promovida com a presença do presidente da República. Na última edição, Içara teve três medalhistas de ouro: Alessandro Mathias Machado, da escola Quintino Rizzieri; Miguel de Souza Tibincoski dos Santos, do Quintino Folhiarini Dajori; e Kauan Mariani Ferreira, do Angelo Zanellato.

Foram ainda uma medalha de prata e nove de bronze, totalizando 13 para o município, dez conquistadas por alunos da rede municipal e as outras três por estudantes da rede estadual. “Pelo histórico de Içara na Obmep, com a conquista de diversas medalhas nos anos anteriores, estamos confiantes em um bom desempenho também este ano. Para a preparação dos alunos, as escolas fazem oficinas, inclusive no contraturno, além de simulados e aulas”, afirma o coordenador do Ensino Fundamental 2 no município, professor Ismael Dagostin Gomes.

Segunda fase

De acordo com o regulamento da olimpíada, serão classificados para a segunda fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preencha o total de vagas disponível para cada escola em cada nível. Após a correção das provas, a escola deverá classificar os cartões-resposta de acordo com as notas obtidas e encaminhar à organização, que divulgará a lista de classificados no dia 9 de setembro.

Os locais de prova serão anunciados em 7 de outubro e a aplicação da prova da segunda fase está prevista para 6 de novembro, sábado, às 14h30. A divulgação dos premiados está programada para 18 de janeiro de 2022.

Medalhistas da 15ª edição (2019)

Ouro
Alessandro Mathias Machado - Quintino Rizzieri
Miguel de Souza Tibincoski dos Santos - Quintino Folhiarini Dajori*
Kauan Mariani Ferreira - Angelo Zanellato

Prata
Ana Julia Goulart Librelato - Professora Maria da Glória e Silva*

Bronze
Joao Vitor Florsovki - Paulo Rizzieri
Joao Vitor Goulart Viana - Paulo Rizzieri
Gabriel Reus Manarim - Quintino Rizzieri
Gabriel Rodrigues Lodetti - Quintino Rizzieri
Maria Vitoria Tibincoski do Amaral - Angelo Zanellato
Ana Carolina Tassi Junkoscki - Angelo Zanellato
Ynaia dos Santos Sauter - Quintino Rizzieri
Artur Manarin de Jesus - Quintino Rizzieri
Leandro Alzemiro Silva - Professora Salete Scotti dos Santos*

*Escola da rede estadual