Cotidiano | 18/03/2019 | 16:18
Mais Médicos: Içara enfrenta dificuldade para contratações emergenciais
Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Não há previsão para a reposição de cinco profissionais no Programa Mais Médicos em Içara. Conforme o representante da Referência Descentralizada do Ministério da Saúde no Estado, Leonardo Augusto Oliveira, um novo edital poderá ser lançado, contudo, com abrangência apenas para cidades com menos de 5 mil habitantes em extrema pobreza. O impasse foi apresentado em reunião nesta segunda-feira, dia 18.
“Era um problema que tínhamos solucionados no último edital, após a saída dos médicos cubanos, e agora cria um novo transtorno em que não saberemos quando terá uma solução”, comenta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). A solução imediata será a contratação de emergência, por exemplo, na unidade do bairro Raichaski. Para as outras comunidades foi montada uma escala de atendimento médico. “Muitos procuram, demonstram interesse, mas acabam desistindo”, pontua a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.
Ao todo, Santa Catarina tem 571 vagas ativas do programa Mais Médicos em 211 dos 295 municípios. Mas 104 não estão ocupadas e o número pode aumentar com a atualização dos dados. Além da reunião com o representante do Ministério da Saúde, integrantes do Poder Executivo e Legislativo de Içara levaram aos deputados federais e estaduais a preocupação com os atendimentos nesta tarde.