Cotidiano | 15/07/2021 | 15:43
Manifestação por liberdade em Cuba será realizada no Centro de Içara
Ato acontecerá na Praça da Matriz, no Centro de Içara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Cubanos residentes na região, além de pessoas solidárias as manifestações de liberdade na ilha caribenha, vão se concentrar na Praça da Matriz São Donato em Içara neste domingo, dia 18. O ato de cunho pacífico acontecerá a partir das 14h. “É uma manifestação para que a comunidade cubana em Içara e região possa expressar os sentimentos e o apoio a nossos irmãos em Cuba que estão lutando por um país livre”, relata o cubano, residente em Içara a três anos, Ismel Rosabales Canizares.
Devido a pandemia, Cuba teve uma das principais fontes de renda atingida: o turismo. O país também é afetado pela inflação, apagões elétricos e escassez de produtos, como alimentos e medicamentos. Conforme divulgado por veículos de imprensa internacionais, as manifestações contra o governo iniciaram no domingo e ficaram conhecidas no mundo devido as redes sociais, entretanto, o acesso a Internet foi interrompido para evitar a propagação, até o momento, sem sucesso.
Com o crescimento das manifestações populares, a repressão por parte do governo também está crescendo. Conforme Ismel, os relatos mais recentes indicam o recrutamento de jovens para atuarem junto com a polícia no combate aos protestos, caso contrário, são presos. “O mínimo que podemos fazer é apoiar e mostrar ao mundo que Cuba precisa ajuda”, sublinha. “Cuba não quer vacina, não quer comida, não quer dinheiro. Só quer ser livre”, pontua.