Cotidiano | 11/11/2022 | 14:14
Marcos Piangers fecha terceira noite do Festival Literário
Evento segue até sábado, dia 12, na Praça da igreja Matriz São Donato
Redação | com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A terceira noite do Festival Literário de Içara foi marcada pela emoção em forma de canto com a Associação Coral de Içara e pela maneira leve, divertida e responsável com que o escritor Marcos Piangers falou sobre o impacto da paternidade na vida de um homem em diversos aspectos. O evento nesta quinta-feira reuniu mais de 600 pessoas no salão da igreja Matriz.
“Como pedagoga e apaixonada pela leitura, sempre me organizo para visitar eventos como esse em nossa região. Içara está de parabéns. Organização impecável, programação variada, muitos títulos infantis disponíveis e a palestra com o escritor Marcos Piangers que foi encantadora”, avalia a visitante criciumense, Sandra Helena.
“Mais uma noite para ficar registrada na história de Içara. A Associação Coral fez um lindo e emocionante show, como sempre. O público compareceu e interagiu, o que nos mostra que o Festival Literário já está consolidado, e o Marcos Piangers, que fechou a noite da melhor maneira possível. Dá vontade de ficar ouvindo por horas. Lembrando das atrações do dia que também fizeram a festa dos estudantes içarenses”, avalia a prefeita Dalvania Cardoso (PP).
Arte, Educação e Cultura
Com o objetivo de incluir as crianças e os adolescentes na vivência da arte, por meio de oficinas, apresentações culturais entre outras ações, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara em parceria com a Galeria Municipal de Arte - Caio Borges - desenvolveu o projeto “Ação Integrada Arte, Educação e Cultura”. O encerramento foi realizado nesta quinta-feira no Festival Literário de Içara.
Alunos do sexto ao nono ano de sete escolas municipais e da APAE fizeram parte das oficinas de música com Reinaldo Hoepers; teatro com Henrique Ferresi e participação de Dudu Rodrigues; pintura em tela com Éverton Court e Érica Possamai; escrita com Silésia Pizzeti, Lourdete Bittencourt e José Feltrin; além de grafite em papel com Schelbia Casagrande. Todas ocorreram com a participação voluntária de artistas da cidade e da região.
“A ação integrada foi um case de sucesso, ganhou espaço nas mídias locais e regionais, e moção de congratulações do Legislativo. Hoje, então, tivemos a culminância das oficinas durante a segunda edição do Festival Literário presenteando, de forma singela, os artistas voluntários envolvidos nas oficinas e os representantes das escolas. E também foi o momento de agradecer ao governo e a secretaria de Educação por oportunizar momentos maravilhosos a todos que participaram do projeto”, ressalta a curadora da galeria, Luciana Geremias.
“A Galeria está consolidada como um espaço privilegiado da arte içarense. E esta ação integrada oportunizou aos estudantes a vivência com a arte e a cultura ligadas diretamente à educação. Assim, pudemos presenciar apresentações lindas, exposições de belos trabalhos, contemplar o olhar encantado de cada criança que viveu essa experiência. Hoje, finalizamos com chave de ouro parabenizando a todos os envolvidos”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.