logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 04/10/2013 | 09:16

Matriz São Donato recebe reforma

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Quem passa pela Praça São Donato, no Centro de Içara, já reparou algumas mudanças na parte interna e externa da igreja matriz. Já há algumas semanas, o prédio está passando por pintura, troca de telhado entre outras melhorias. Conforme o pároco, padre Antônio Vander, essas mudanças na igreja integram um compromisso assumido em janeiro quando assumiu a paróquia.

“O pároco anterior (padre Antônio Mendes) havia me dito da necessidade de pintar a igreja por fora e rever a questão do telhado. Porém, nós fomos visualizando todos os aspectos e primeiramente realizamos uma reforma interna, na sequencia melhorias foram feitas na secretaria paroquial, sacristia, sala de comunicação e a sala de reuniões”, enumera o padre. Segundo ele, a reforma consistiu em toda uma reestruturação interna, das paredes, de pintura e mudança de salas, como também na mobília. “A nova mobília ainda estamos organizando e em breve estará tudo pronto”, aposta ele.

O auditório São Donato, ao lado da igreja integra o projeto de reforma e no local conforme Vander será feita uma geral. “Ele será todo reestruturado, desde o forro que será remodelado com gesso, o telhado arrumado, e pintado por dentro e por fora”, informou.

Uma das principais fontes de arrecadação para que as melhorias possam ser realizadas são os eventos. Conforme padre Antônio Vander, nada cai do céu. “Então estamos trabalhando para conseguir realizar essas obras com as doações, parcerias e também a partir daquilo que vamos arrecadando com Festa de São Donato, dízimo e ofertas. É com este dinheiro que vamos administrando, segurando e fazendo essas obras”, afirmou.

Embora a Matriz esteja em reforma, às igrejas pertencentes à Paróquia São Donato também estão recebendo melhorias. “Na comunidade do Aurora estamos terminando a igreja, já conseguimos finalizar toda a parte da frente, colocando piso, fazendo a pintura e a reforma da torre. Já no Raichaski, foi colocado todo o forro e iluminação, e agora vamos partir para a torre e a reforma por fora. A comunidade do Demboski reformou toda a igreja por dentro e agora estão pintando por fora. No Marili, já conseguimos rebocar toda a igreja e fazer a sacristia e banheiros. Na comunidade do Nossa Senhora de Fátima terminamos recentemente de conseguir colocar os bancos. Já no bairro Cristo Rei, foi concluída uma parte da igreja e agora já começamos a rezar dentro dela, e para o próximo ano estamos pensando em fazer a torre e terminar o forro. Da mesma forma que a Matriz, nos locais fora da área central os recursos são conquistados por meio de doações”, elencou.

Além das obras que já estão em fase de conclusão, uma reinauguração está marcada. No dia 01 de novembro, haverá uma missa festiva para celebrar as melhorias na igreja do bairro Liri. Conforme Vander, na comunidade está em fase de acabamento à colocação dos forros, restando à pintura interna e externa, além dos pisos. Em outras localidades, doações foram conquistadas. “Já no Jaqueline todo o projeto do Centro Catequético foi terminado e a construção vai ser iniciada nas próximas semanas. Na Vila São José ganhamos um terreno para construirmos a igreja e em breve apresentaremos o projeto para esta comunidade e no Tereza Cristina também foi abençoados com um lote e agora está sendo feita uma permutação para também construirmos a igreja”, pontuou.

SANTUÁRIO - E o trabalho está voltado ainda na construção do segundo santuário diocesano da região carbonífera. Trata-se do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. A expectativa em torno da obra, que será realizada no bairro Morro Bonito é de que inicie ainda neste ano. “No Santuário foi realizado recentemente toda a parte de estruturação, com a empresa responsável pelo serviço de engenharia fazer todos os cálculos necessários. Mas a nossa expectativa é de já iniciarmos as obras dentro de 30 dias. Talvez nesse ano não aconteça tudo como a gente está prevendo, mas no ano que vem as obras devem continuar”, diz confiante Vander.