Cotidiano | 24/04/2013 | 14:36
Médico dá dicas para evitar gripe
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os conselhos da vovó e da mamãe continuam valendo. Uma das dicas é evitar mudança de temperatura entre ambientes. Esta mesma regra vale quanto ao uso também de agasalhos. O aquecimento do ar deve ser evitado por crianças e idosos. E no caso de ter asma ou renite, a orientação é colocar uma vasilha de água para manter o ar úmido. Além disso, é recomendado o consumo de frutas cítricas ricas em vitamina C.
"Fique atento as campanhas de vacinação! As vacinas de gripe e pneumonia se encontram nos postos de saúde. Lembre-se, o objetivo da vacinação é fazer com que você tenha a manifestação da gripe menos agressiva. Não que você esteja isento de ter gripe. O vírus da gripe comum é causado pela influenza tipo A e B dos três tipos, sendo que o tipo A é mais comum e o B é o responsáveis por endemias. A forma de transmissão é pela via respiratória através de gotículas emitidas em um espirro o tosse de pessoa para pessoa", relata o médico Carlos Eduardo Prado Costa.
"O outono e o inverno são estações da gripe! O risco maior de contaminação é para os idosos, pacientes com doença cardíaca e pulmonar, portadores de deficiências imunológicas e HIV, além de portadores de qualquer tipo de imunodeficiência e profissionais de saúde", complementa. Os sintomas da gripe são febre alta (38,5 a 39˚C), dores musculares, dores de cabeça, tosse, congestão pulmonar, dor de garganta, fobia à luz e dor com o movimento dos olhos e/ou nódulos atrás do pescoço que desaparecem com o final da gripe.