Cotidiano | 02/08/2010 | 23:17
Mel de Içara no Carnaval de Santos
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Içara estará presente no Carnaval de Santos (SP) em 2011. Para a concretização do projeto da Escola Império da Vila, falta apenas a liberação da Prefeitura. O procedimento é necessário porque a iniciativa deverá incluir o brasão do Município num dos quatro carros alegóricos. “Vamos viajar a Santa Catarina ainda neste mês para tratar da parceria. A nossa intenção é entrar na avenida com cerca de 1,5 mil pessoas em 16 alas e quatro carros alegóricos, tudo relacionado ao mel e a história da cidade”, explica o presidente Márcio Alexandre Rodrigues.
“Foi uma surpresa quando nos contataram. Primeiro, fomos checar as informações para conferir a veracidade. Então encontramos até mesmo o samba-enredo pronto”, revela a gestora Municipal de Educação, Giovana dos Santos. “Temos que propagar o nome de Içara. A nossa aldeia é o mundo”, ainda considera o prefeito Gentil Da Luz sobre a proposta.
Na visita ainda não marcada com os gestores públicos de Içara, a Escola Império da Vila pretende já expor parte da alegoria através de maquetes e fantasias pilotos. Conforme antecipa o carnavalesco João Henrique Correa Da Luz, a abertura do desfile ocorrerá com uma colmeia repleta de crianças. A comitiva abre-alas será rodeada ainda de flores. E, antecederá os grupos que destacarão o mel da antiguidade, no Egito, até os tempos atuais, em Içara.
Além do município, a cultura catarinense também será lembrada com as cores do estado estampadas nas vestimentas e por meio das coreografias. Com tudo isso, o orçamento trabalhado é de R$ 150 mil. Desse total, R$ 100 mil estão garantidos por parte da Prefeitura de Santos. Já o restante dependerá de possíveis patrocínios. A contabilidade inclui, por exemplo, a construção dos carros alegóricos com mais de 14 metros de comprimento, além das fantasias que serão doadas à comunidade portuária.
“O enredo do mel já estava nos planos da Diretoria faz algum tempo. Neste ano, quando sentamos com a comissão de Carnaval, decidimos então finalmente falar sobre essa riqueza natural. Como a cidade de Içara é uma das maiores exportadoras do produto, pretendemos assim homenagear a cidade”, afirma o diretor André Luiz Santos, o Dekko. “As festas da cidade também serão lembradas na passarela”, completa Márcio.
IMPÉRIO DA VILA - Fundada em 12 de junho de 2010, a escola é uma herança da extinta Vila Nova, vice-campeã em 2010 com a apresentação de temperos no samba-enredo. É por causa desta substituição de nomes que continuará no grupo principal. A concorrência será contra outras nove escolas da cidade paulista. A expectativa, conforme os organizadores do Carnaval de Santos, é de que mais de 30 mil pessoas assistam as apresentações. Ao todo, serão três dias de festa. Contudo, a data em que Içara será destaque ainda não está definida. “Deverá ser no domingo ou segunda-feira”, deixa em dúvida Márcio.