Cotidiano | 11/04/2014 | 00:25
MFC debate novas composições familiares
Especial do Jornal Agora
Compartilhar:
Os debates entre os dias 4 e 6 de abril resultarão na criação da carta do Movimento Familiar Cristão de Santa Catarina. O 19º Encontro Estadual do MFC ocorreu em Içara sobre os desafios dos novos tipos de família diante do lema: “Abrir o coração na acolhida à diversidade”. No encontro estiveram presentes delegações de 10 municípios catarinenses. “Foi muito positivo e também elogiado”, comemora o coordenador municipal Antônio de Mello.
O encontro abriu com uma palestra do pároco Antônio Vander sobre aspectos históricos, sociológicos e cristãos da família baseado no modelo de Jesus, Maria e José. Foi o ponto de partida para indagações provocativas. Após serem divididos em 14 grupos de trabalho, os participantes chegaram ao entendimento que a diversidade deve ser respeitada. Contudo, acolher não significa aceitar condições que divergem da doutrina cristã e do modelo de família cristã. O casamento de pessoas do mesmo sexo, por exemplo, continua proibido.
“Somos casais cristãos preocupados com a diluição e o enfraquecimento dos valores do Evangelho frente a uma sociedade que utiliza o meio midiático e outras estratégias para confundir, impor e determinar novas formas de comportamentos, pseudovalores no modelo de família que o Cristianismo expressa como verdade a ser contemplada e seguida pelo ser humano”, indica a carta de conclusão. O encerramento na manhã de domingo ocorreu com uma palestra motivacional com Jorge Trevisol, a renovação carismática católica e o grupo de teatro Doutores da Paz.