logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 27/04/2023 | 10:43

Ministério da Saúde confirma vagas para Içara no Mais Médicos

Resultado preliminar aponta que município poderá contar com sete profissionais na nova fase do programa

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

O Ministério da Saúde divulgou nessa quarta-feira, dia 26, o resultado preliminar da adesão e renovação de municípios ao Projeto Mais Médicos para o Brasil, confirmando a participação de Içara, que poderá contar com até sete profissionais pelo programa. O resultado final será divulgado no dia 5 de maio.

Nesse período, corre o prazo para a interposição de recursos, no caso de contestação ao resultado preliminar, e análise desses recursos. Até 5 de maio estará aberto também o prazo para cadastramento de novos municípios que aderirem ao programa. O edital abriu 6.252 vagas em todo o país, distribuídas em 2.074 municípios.

No âmbito do programa, o Governo Federal custeia os salários, enquanto as gestões municipais fazem a contrapartida, garantindo moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar para o desenvolvimento das atividades nas unidades básicas de saúde.

Benefícios

O chamamento público dos profissionais para atuar no Mais Médicos ainda não foi aberto. Entre os destaques desta edição estão as estratégias de incentivo elaboradas pelo ministério para atrair os profissionais. Os médicos terão oportunidade de se especializar em medicina de família e comunidade durante a participação no programa, com oportunidades de mestrado e incentivos financeiros para pagamento da dívida com o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

A pasta também estruturou outros benefícios, como licença maternidade às médicas que se tornarem mães, com complementação do auxílio pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante o período de licença de seis meses. Os pais também terão direito a 20 dias de licença remunerada.