Cotidiano | 21/03/2018 | 11:01
Mora Fest completa 10 anos com expectativa de 600 participantes
Redação | com a colaboração de Luana Mazzuchello
Compartilhar:
Tradicional entre famílias italianas, o jogo de Mora é a principal atração do evento que será realizado no Centro Comunitário da localidade de Morro Bonito neste domingo, dia 25. A 10º edição da Mora Fest acontecerá com expectativa de receber aproximadamente 600 pessoas no almoço com 450kg de costela a fogo de chão e um variado buffet. Os ingressos já estão disponíveis por R$ 35 através do telefone (48) 99633-4872.
“Pedimos para que as pessoas se antecipem, pois não sabemos se terá na hora do evento para vender. Após o almoço, começarão os jogos com inúmeros jogadores da região”, salienta um dos organizadores, Irineu Biff. Além de manter a tradição desde o século 17 com fortes batidas na mesa de madeira e os números em alto tom de voz, o objetivo da comemoração é também arrecadar recursos para a manutenção da Igreja Católica de Morro Bonito.
“Nossa região está bem representada pelos descendentes de italianos, porém quem acaba jogando são os mais velhos. Precisamos resgatar essa tradição”, relata o coordenador da Mora na região, Antônio Fachin Filho. Segundo ele, a modalidade foi disseminada como passatempo entre prisioneiros italianos do século 17 e praticada fortemente na região de Vêneto. No Brasil, chegou então com os imigrantes e criou raízes como brincadeira de inteligência e agilidade.
“É preciso estar ligado nos movimentos das mãos e na voz dos participantes. Nossa região ainda pratica muito esse jogo, cidades como Siderópolis, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Pedras Grandes, Orleans, Treviso, Criciúma, Turvo, Meleiro e Içara, possuem um número considerável de jogadores, mas ainda precisamos manter a tradição viva e conquistar novos adeptos”, finaliza Antônio.