Cotidiano | 23/06/2010 | 11:43
Morando no meio das dunas...
Kelley Alves (Jornal A Cidade) - contatos@clicrincao.com.br
Compartilhar:
Os moradores da comunidade Chico do Poço, na Zona Sul do Rincão, além de conviverem diariamente em situação precária, incluindo falta de assistência social, vivem literalmente no meio das dunas. Em épocas de ventos fortes e tempestades, a areia é jogada para dentro dessas casas, contaminado os moradores com doenças de cachorros e animais soltos. “Todas as semanas eu tenho problema de bicho-de-pé, que pego dentro da minha própria casa”, desabafa a dona de casa Jucélia Zanela. A moradora diz que a intensidade da areia faz com que o carro de cor vermelha fique com chegue a ficar com tons de branco.
De acordo com o biólogo da Fundação Ambiental de Içara (Fundai), Ricardo Garcia, as residências próximas das dunas estão irregularmente construídas. Ou seja, foram invadidas e não possuem escritura. “Esse é um problema não só de Içara, mas de todo o Sul. É preciso criar políticas de habitação para que essas pessoas não fiquem nas ruas, tenham os direitos básicos”, diz ele.
Sobre o direito básico de moradia, a assistente Daniela Militão informa que alguns moradores da comunidade Chico do Poço já estão cadastrados na Secretaria de Assistência Social e aguardam um projeto de habitação. “Quanto aos moradores que vivem em situação de risco, a nossa orientação é a mesma: que procurem a equipe de assistência social para realizarem um cadastro. Posteriormente, nós verificaremos qual o projeto de habitação disponível que possa incluir essas pessoas”, informa.
Na edição 23 do Jornal A Cidade você também confere:
» POLÍTICA: PCdoB ativa comissão provisória no Rincão
» ESPORTES: Cocal do Sul é campeão do Campeonato de Futebol Suíço Feminino