logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

[leitor-repórter]

Cotidiano | 25/09/2015 | 17:30

Mosquito da dengue é encontrado no Liri

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Sete focos do mosquito transmissor da dengue foram encontrados em Içara nesta última quinta-feira, dia 24. Outros cinco acabaram detectados entre as 30 amostras coletadas também nesta sexta-feira. Todos os casos estão concentrados nas proximidades de um ferro velho no bairro Liri. “Já aplicamos larvicida e estamos estudando a possibilidade de pulverizar também adulticidas nos pontos estratégicos”, antecipa o biólogo da Gerência Regional de Saúde, Tiago Moreti.

“Os agentes de endemias farão uma vistoria em todos os imóveis próximos num raio de 300 metros. É muito importante que a comunidade receba os profissionais e também faça a sua parte para evitar o acumulo de água”, enaltece Tiago. Neste ano, a cidade já teve 24 focos detectados. Todos na mesma comunidade. Trata-se do município com maior incidência na Região Carbonífera. Até agora, nenhum dos testes detectou a presença do vírus da dengue. Além disso, Içara não teve casos de contágio dentro da própria cidade em 2015.

Conforme o último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, de 1 de janeiro até 8 de setembro de 2015 foram notificados 9.977 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 3.568 (36%) foram confirmados e 807 (8%) estão em investigação. Os casos confirmados até o momento tiveram como local provável de transmissão Itajaí (3.111), Chapecó (36), Itapema (25), Joinville (9), Guaraciaba (2), São Miguel do Oeste (2), Balneário Camboriú (6), Bombinhas (1), Canoinhas (2), Cordilheira Alta (1), Corupá (1) e Tubarão (2).

Dicas para evitar a dengue:
Evite que a água da chuva acumule em pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
Não coloque materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenosbaldios e pátios;
Trate adequadamente a piscina com cloro; Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos animais uma vez por semana;
Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas. Em bromélias, utilize jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.