Cotidiano | 08/03/2015 | 10:25
Mulher: ONU estima 81 anos para equidade
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A igualdade entre homens e mulheres tem avançado lentamente. E conforme o relatório das Nações Unidas (ONU), serão necessários mais 81 anos para a equidade de gênero na economia e 50 anos para a representação parlamentar. O estudo é baseado na aplicação das normas adotadas por 189 países na Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, em Pequim, na China, há 20 anos.
“Há uma lacuna decepcionante entre as normas e a implementação da Plataforma de Ação de Pequim, e um fracasso coletivo de liderança nos progressos para as mulheres”, coloca a diretora executiva da agência para Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka. No entanto, a ONU reconhece que caiu a mortalidade materna, aumentou o número de jovens em escolas primárias e a participação de mulheres mercado de trabalho.
“Apesar da melhoria de educação, as mulheres têm alguns dos piores empregos”, diz a agência. A estimativa é que elas ganham salários 77% menores do que o dos homens. “Deixe-me sugerir três requisitos essenciais [para equidade de gênero]: vontade e liderança política inabaláveis; aumento dos investimentos na agenda para as mulheres e meninas e uma forte responsabilização que inclui a sociedade”, pontua a diretora.