logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 28/06/2023 | 21:57

Município leva orientações contra trabalho infantil às escolas

Aepeti nas Escolas visa ampliar o conhecimento sobre o tema a fim de erradicar o trabalho infantil no município

Redação | com informações da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

A Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda vai promover palestras nas escolas do município sobre as consequências do trabalho infantil. A iniciativa faz parte das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, sendo chamada de Aepeti nas Escolas, com o tema Brincar, Estudar e Viver... Trabalhar, só quando crescer. Todos os 4ºs anos do ensino fundamental das redes municipal e estadual irão participar dos encontros.

“Trabalhamos não apenas em conscientização, mas também na prevenção, com o monitoramento das Unidades de Saúde, Creas, Cras e sindicatos. Sabemos que o número de casos de trabalho infantil existentes é maior é do que o que chega até nós, justamente pela falta de conhecimento em denunciar”, afirma a coordenadora, Bruna Gomes Scarpati.

O Aepeti tem como um dos eixos norteadores a Informação e Mobilização, que enfatizam a importância da disseminação de informação sobre o tema para a população em geral, abrangendo desde a sociedade civil, entidades, setores públicos e privados, bem como crianças e adolescentes.

Nas palestras, Bruna aborda o assunto de forma lúdica e de fácil entendimento com a apresentação de vídeos e a distribuição de cartilhas informativas com histórias em quadrinhos. Também há o espaço reservado para possíveis dúvidas das crianças. Ao todo serão 33 turmas inseridas, somando aproximadamente 600 alunos.

Expansão do público

Além das escolas, o trabalho também teve, no dia 21 de junho, uma palestra com um público de 40 mulheres do Cras Esplanada. “No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho, a secretaria promoveu uma blitze em ruas do centro da cidade para ampliar o debate sobre o tema. Só erradicaremos esse problema social quando todos os setores da sociedade se conscientizarem de que a criança tem o direito à infância”, destaca também o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Eduardo Zata.