Cotidiano | 12/09/2018 | 12:15
Município propõe gratificação pelo desempenho no Ideb
Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
O desempenho de Içara no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) será gratificado pelo Governo Municipal. Todos os profissionais da Secretaria de Educação receberão uma bonificação de acordo com o número de horas trabalhadas. O anúncio foi feito ao Conselho Municipal de Educação pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB) na noite desta terça-feira, dia 11. Mas ainda será preciso aprovação da Câmara Municipal.
O projeto prevê que cada professor da Rede Municipal com carga de 40 horas semanais, por exemplo, receba R$ 500 a mais na folha de pagamento ainda em setembro. "No Fundamental 2, o maior índice da Amrec foi o nosso (6,8) e no Fundamental 1 empatamos com outros dois municípios (5,7). Içara se destacou e é uma forma de gratificá-los para que mantenham a excelência", aponta. "Se em 2020, quando sair o resultado de 2019, houver evolução, a gratificação será paga novamente", acrescenta.
“O caminho é a valorização, do professor e de todos envolvidos no processo educacional: quem receba as crianças na porta escola, a merendeira que prepara as refeições amor, o secretário escolar, o diretor. Quem trabalha feliz e com amor colhe os frutos”, destaca a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni. O Ideb é calculado com base no fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação, e abandono) e o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática.