Cotidiano | 26/01/2013 | 20:02
Muro do Santa Catarina ganha vida
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Quem passar pelo Hospital Santa Catarina, em Criciúma, a partir deste fim de semana, irá se deparar com uma nova decoração. Isso porque o muro da instituição está sendo repaginado pelo grupo Ação Mais. A intenção é tornar o local aconchegante, com cores e temas que deixem as crianças mais animadas e felizes. Praticamente toda a extensão receberá a nova pintura, feita por aproximadamente 20 jovens voluntários.
O grupo se reúne mensalmente para fazer alguma atividade, seja em instituições ou promovendo campanhas de conscientização. Desta vez, a escolha foi pelo Santa Catarina, motivo de alegria para os funcionários da entidade. Conforme a técnica de enfermagem e integrante do Ação Mais, Daniela Goulart, a medida deixará o ambiente mais atrativo e humanizado. “Estamos ansiosos para ver o resultado. Com certeza, após ser finalizado, o muro chamará a atenção tanto dos pais quanto dos pacientes e dos próprios funcionários”, expõe Daniela.
As tintas para a pintura foram doadas pela empresa Hidrorrepel, que também viabilizou o material necessário para pintar toda a fachada. “O trabalho do grupo vai dar uma nova cara ao hospital. As cores chamam a atenção e encantam, e este é o objetivo. Queremos animar as crianças que chegam aqui aborrecidas e doentes”, diz a técnica.
Um dos responsáveis pela repaginação é o jovem desenhista Tiago Fernandes, de 17 anos. Ele faz pinturas com tinta e grafite em muros e paredes há três anos e quando recebeu o convite do Ação Mais para participar não pensou duas vezes. “Aceitei de prontidão, é um trabalho muito legal, para deixar o hospital mais atrativo. Como eu faço parte de um grupo de dança, convidei os meus amigos para virem também, e eles toparam. Estamos nos divertindo muito, o resultado vai ser legal”, garante.
A ideia é fazer desenhos com temáticas infantis, coloridos e que chamem a atenção dos pequenos. Além disso, a atividade deixará o local mais atrativo, até mesmo para a espera pelo atendimento, já que nos arredores há muitas árvores.
Além da pintura do muro, o grupo organizará um evento de integração entre as crianças, familiares e funcionários da instituição, no domingo, a partir das 15 horas. Serão levados para o Santa Catarina teatro de fantoches, música, brincadeiras com balão, além de mensagens de apoio afetivo para quem está no local. “Queremos tornar mais amena a situação de quem estiver aqui, naquele momento, e animar os funcionários, que se dedicam integralmente para atender quem precisa de cuidados especiais”, avalia Tiago.
O Ação Mais é formado por aproximadamente 20 amigos, que se unem para fazer atividades voluntárias, a fim de auxiliar ou informar a cerca de determinado assunto. Criado há dois anos, o grupo realiza uma ação por mês, já passando por asilos, orfanatos, organizando campanhas e atividades em geral. A intenção é juntar a vontade de ajudar de algumas pessoas com a necessidade de determinadas entidades. Conforme os integrantes Janaina Michels, Tiago Marangoni e Beatriz De Lucca, o grupo parte da premissa que não basta querer auxiliar, a amizade é fundamental. “O Ação Mais surgiu entre universitários, foi se renovando, crescendo e ganhando forças. Muitas pessoas querem fazer o bem, mas não têm tempo, nem intenção de assumir compromisso com alguma instituição. E é aí que entramos”, explica Janaina.
Para dar seguimento às atividades, os integrantes contam com a ajuda de familiares, amigos e apoiadores, que doam os materiais utilizados durante as ações. O grande impulsionador disso, diz Beatriz, é a gratificação em ver as pessoas felizes. “Com certeza nós ganhamos muito mais que aqueles que recebem a ajuda. Se me perguntam por que fazer isso, eu respondo: e por que não fazer?”, indaga.
» ESPORTE: Tigre recebe o Avaí em confronto no HH
» SEGURANÇA: Operações pelos bairros aumentam sensação de segurança