Lucas Lemos [Canal Içara]
Cotidiano | 05/09/2017 | 09:54
Museu do Agente Ferroviário ganha nova iluminação
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A data ainda não está definida, mas o Museu do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin já teve os reparos necessários. Todo o acervo foi removido das paredes para biombos que não afetarão a estrutura. Além disso, os itens que não compõem a temática da ferrovia vão para a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. O prédio na Praça do Imigrante também recebeu uma nova pintura, calhas e iluminação em LED. Com isso poderá ser decorado com diferentes cores.
“Este é um importante museu para Içara, pois conta o valoroso trabalho dos ferroviários. Queremos tornar ainda mais interativo. Já temos projeto. Mas dependemos da aprovação de recursos”, relata o coordenador de cultura, Harlan Mello. Segundo ele, a reabertura está programada ainda para o setembro, mês em que ocorre a Primavera dos Museus. Desde maio de 2016 o museu está fechado devido a infiltrações e o rebaixamento do piso.
A residência na margem da ferrovia foi construída na década de 1930 sob inspiração da arquitetura inglesa para abrigar colaboradores da linha férrea. O último morador foi o agente Anselmo Cargnin, por isso, patrono do museu inaugurado em 27 de junho de 2008 no Centro de Içara. Desde então, o espaço é ocupado por fotografias, documentos, móveis e peças utilitárias ligadas ao trabalho dos ferroviários.