logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Antenor Emerich

Cotidiano | 25/03/2023 | 10:11

Naldo Scandolara: Um músico que acreditou nos seus sonhos

Conheça o mais novo trabalho do cantor

Simone Cândido

Compartilhar:

Natural de Jacinto Machado Clodoaldo Scandolara, mais conhecido por Naldo cantor, filho de Zeni Scandolara e Adão Claudino. Na infância morou no interior de Jacinto Machado na comunidade de Tenente. Aos seis anos mudaram-se para a comunidade de Dois Irmãos, também em Jacinto Machado. Na adolescência gostava muito de futebol. Depois, com a maioridade, fez um curso de violão pelo correio, no Instituto Universal Brasileiro, com muita dedicação. Seu primeiro violão comprou em 1996, começou a tocar e cantar na igreja, onde morava. Em 2001 começou dar aulas de música à convite da Escola Agrotécnica Federal Santa Rosa do Sul.

Em 2001 fez uma dupla, nome Nando e Naldo. Cantavam da região da Amesc (Extremo Sul de Santa Catarina) até Florianópolis. Se apresentaram na festa do caminhoneiro em Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul . Mas, após três anos, a dupla finalizou suas atividades.

Em 2004 Naldo criou um projeto para continuar ministrando aulas de música, no Centro de Jacinto e nas comunidades, também na escola estadual de Ermo. Desde então Naldo é professor de música.

Em 2004 conheceu a Marina em um festival de música em Turvo. Ela despertou o olhar de Naldo, era uma jovem bonita, talentosa, gostava de cantar, tocar violão e teclado. Além disso tinha algo especial, que fez com que Naldo tivesse interesse por Marina. A princípio nasceu uma amizade, depois o namoro e o casamento. O casal começou a cantar juntos, em festas na igreja católica. Música ao vivo na noite. Em 2012 nasceu o filho do casal o Leonardo, um presente de Deus para o casal. Antes da pandemia o casal fazia apresentações musicais na noite, até que a pandemia parou tudo, foi um tempo difícil para eles.

Naldo começou a compor músicas em 2002; uma das músicas se chama Filhas da terra, em homenagem às mulheres inspirada em sua mãe que trabalha na agricultura. Hoje tem mais de quarenta composições.

Em 2019 começou a graduação de Licenciatura em música na Uninter em Sombrio, já está em fase final. Era um dos seus projetos fazer a graduação de música.

Em outubro de 2022 iniciou carreira solo, Naldo Scandolara, gravou no final do ano um projeto da ART&JAM do 100% caipira, este ano de 2023 gravou a música Sina de um grande amor, de sua autoria.

No último dia 7 de março foi lançado o mais novo clipe de Naldo com a música Filhas da Terra, em homenagem às mulheres. No dia 17 de março Naldo animou um evento dedicado às mulheres, onde lançou ao público a música Filhas da terra.

Naldo sempre incentiva seus alunos para que possam usar seus talentos onde estiverem, sempre lhes diz: “O talento não é para ser guardado, mostrem seus talentos”.

“Amo o que eu faço cantar, dar aula de música, fazer amizades e seguir no caminho do bem. A mensagem que eu deixo é sempre confie em si e siga seus sonhos e nunca desista. Sempre com Deus no coração tudo dá certo”, pontua.



Fotografia: Antenor Emerich