logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 12/03/2014 | 09:10

Nossa Senhora percorre bairros de Içara

Especial do Jornal Gazeta

Compartilhar:

“Era horário de almoço. Estava eu e duas filhas dentro de casa, quando as crianças chamaram e fomos ver o que estava acontecendo. Quando fomos na rua, observamos os missionários da Semana Mariana com a imagem de Nossa Senhora. Eles entraram em minha casa, fizeram uma oração e conversaram com a gente. Foi lindo demais, muito emocionante, até porque não esperávamos. A visita de Nossa Senhora foi muito linda. Não tem como explicar o que aconteceu. Mesmo sendo rápido em torno de 15 minutos, levarei pelo resto da minha vida”. O relato é da dona de casa Vilma Warmiling Nuermberg, moradora do bairro Raichaski, em Içara.

O setor da Cavalaria de Maria, do Arauto do Evangelho, está na cidade para a Semana Mariana. O evento religioso que acontece nas comunidades da Paróquia São Donato, conta, além de visitas a residências e comércios, com confissões, benção do Santíssimo Sacramento, além de missas especiais. “Esta, sem dúvida, é uma semana muito especial, pois são sete dias de missões, de visitações e de avivamento da fé católica. É um momento de visita às casas com a imagem de Nossa Senhora”, comenta o pároco Antônio Vander.

Ao todo, o grupo é formado por 20 missionários e dois padres vindos de São Paulo (SP). De acordo com o padre Vander, os missionários sempre são divididos em grupos, cada um destinado a um bairro diferente. “Lá, eles chegam a uma determinada rua, tocam o trompete, música de Nossa Senhora e vão visitando as casas”, explica. Aproximadamente 180 locais, contabilizando residências e comércios, são visitados por dia.

O missionários Tiago Carlos da Costa integra o grupo e segundo ele, um dos objetivos é fazer com que os fiéis retornem para a igreja. “Sempre nas visitas, nós levamos a imagem de Nossa Senhora, mãe de Jesus. O que nós buscamos mostrar com isso, é lembrar que as pessoas têm uma mãe, uma mãe maravilhosa, que é Nossa Senhora. Além disso, levar uma palavra de conforto, de confiança, e buscar trazer as pessoas novamente à igreja, ir atrás das ovelhas que estão perdidas”, comentou ele, que está na estrada há 13 anos. “Embora nossas visitas sejam rápidas, também buscamos com que as famílias reiniciem a reza do terço, que se perdeu nos últimos tempos”, destacou.

O padre Antônio Vander também destacou a tentativa de retorno de fiéis. “Este é um momento muito importante devido a evangelização nas casas, com a oração acontecendo em família. E com isso, fazendo o convite para que as pessoas afastadas da igreja, voltem”, colocou o pároco da Paróquia São Donato.

Esta é a primeira vez que os missionários estão em Içara. E de acordo com Tiago Carlos da Costa, o evento é itinerante, passando por uma cidade diferente por semana. “O nosso grupo não costuma ficar mais de uma semana numa mesma paróquia. Sempre tentamos compreender o maior número de regiões possíveis. No ano passado, por exemplo, estivemos em dez estados brasileiros, sempre buscando visitar o maior número de casas e estabelecimentos. Já neste ano, estamos no segundo estado e na próxima semana partimos para o terceiro, na cidade de Bagé (RS)”, apresentou Da Costa. “A nossa estadia em cada cidade costuma sempre ser de domingo a sábado, algumas vezes alterando de segunda-feira a domingo”, emendou.

Além das visitações às casas, a Semana Mariana também conta com missas especiais. São dois eventos desse tipo por dia, e com novidade. A missa que acontece no período matutino, a partir das 7h45, é celebrada em gregoriano. Já à noite, sempre a partir das 19h30. Esses eventos que também são celebrados pelos missionários, contam com um tema diferente por dia.

“Nesta quarta-feira, será celebrado o Segredos de Fátima. Já na quinta-feira, será a vez da Imposição do Escapulário. Na sexta-feira, a Caminhada Luminosa. Sábado, no encerramento da semana, então será a vez da Coroação de Nossa Senhora”, comentou o padre Antônio Vander.

Embora não tenha ligação direta com o período da Quaresma, a quem aproveitar essa semana para se confessar, já pode considerar como confissão da preparação para a Páscoa. “Independente do dia e em que momento se fez, é uma confissão. Então, quem se confessa agora, já pode considerar que fez uma das necessidades do período da Quaresma. A igreja está de portas abertas”, comentou Vander. Até sexta-feira, dia 14, as confissões serão das 9h30 às 12h30 e das 15h30 às 22h, enquanto no sábado, dia 15, será das 9h30 às 12 horas.