Cotidiano | 30/06/2024 | 20:40
Nossas raízes: da origem à devoção, açorianos criam laços em Içara
Demonstração de fé está no quarto episódio da série especial do Portal Canal Içara
Redação
Compartilhar:
A chegada dos açorianos na Região Carbonífera iniciou por Urussanga Velha, a comunidade que alcançou o nível de distrito e originou também Içara. E, dentre as marcas da etnia preservadas na cidade está a devoção a São Miguel Arcanjo, o padroeiro de Vila Nova. Elevada a paróquia, a igreja matriz poderia ter tido outro nome, mas houve quem defendesse suas origens em Portugal.
"O chão que nos acolhe é o chão que nos forma. Nós somos barro desse chão. Eu amo muito Içara. Eu sou muito brasileira", ressalta a pesquisadora e escritora, Elza de Mello Fernandes. "Temos um compromisso internacional. Hoje não somos mais quintal de Portugal. Somos um país. Mas açores ainda é quintal de Portugal. E é um quintal que veio muito generoso para cá", completa.
A herança açoriana vai além da religiosidade e se entrelaça aos demais colonizadores conforme demonstrado no quarto episódio da série especial Nossas Raízes. O conteúdo do Portal Canal Içara foi construído a partir da escuta de integrantes das etnias da cidade e do incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio de edital da Fundação Cultural de Içara, do Governo Municipal.