Cotidiano | 28/10/2009 | 12:35
Nova escola, novos hábitos
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Foram anos de reuniões, encontros e cobranças para que a Escola Salete Scotti dos Santos recebesse uma reforma geral. Agora, com a obra em acabamento, o maior trabalho é pela conscientização dos alunos. Para manter o patrimônio, os professores trabalharam durante este ano a conservação do prédio no projeto “Nossa escola, nosso espaço”. O resultado desta mobilização entrou em exposição na segunda-feira, dia 26. E encerra ainda nesta semana, nos corredores da instituição localizada no Centro de Içara. São cartazes, adesivos, desenhos, jornais, panfletos e paródias.
Acesse:
» Conferir galeria de imagens da exposição!
A campanha de conservação do patrimônio público englobou não somente a depredação de prédios, mas também a redução do desperdício. Os alunos da professora Cíntia Nunes de Bem Macarini, por exemplo, mostraram materiais que podem ser reaproveitados. Já a professora Márcia Turatti dos Santos ficou responsável em traçar um paralelo da antiga escola com a atual. Pela comparação da formanda Sabrina Santos, é como sair da era das cavernas para um ambiente de arte moderna.
Na pesquisa e produção dos trabalhos, os alunos foram mais além. Descobriram como sào arrecadados os recursos para as obras dos governos municipais, estaduais ou federal. No Brasil, são 85 impostos e tributações. “O dinheiro das obras públicas vem dos próprios cidadãos”, ressalta Márcia.
A natureza também é um patrimônio público. E não foi esquecida. Com fotos, algumas turmas mostraram lixo e esgoto espalhados pelo município. Outras, revelaram fontes de energias renováveis, ou não, estudadas na disciplina de Química. Tudo através de maquetes. “Foram expostos os aspectos positivos e negativos de cada uma delas”, explica a professora Cíntia.
REFORMA – Conforme a diretora Lílian Inácio da Silva, os reparos já estão concluídos. A única pendência na revitalização da escola são as obras de acabamento no ginásio. Falta concluir os banheiros, camarim, as arquibancadas, além da instalação de um placar. “Esta segunda etapa já está em licitação”, explica. “Será o maior ginásio estadual”, completa entusiasmada.