logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 17/09/2013 | 15:52

Novas calçadas darão espaço para árvores

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Hibiscos e ipês deverão colorir as comunidades de Içara atingidas pelas obras de pavimentação do Programa de Aceleração do Crescimento. As plantas são algumas das opções elencadas para ocupar as áreas verdes já reservadas nas calçadas. Conforme o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Eduardo Rocha de Souza, a ideia é utilizar o modelo americano para tornar a cidade mais sustentável. “Teremos um ganho muito grande na qualidade do ar e também no controle da temperatura”, indica.

Conteúdo relacionado:
Especial » A história através das árvores


“As árvores renovam o ar e sequestram o carbono. Também rendem frutos e garantem a estabilidade geológica”, lista Eduardo. Para garantir que Içara cresça alinhada ao meio ambiente, é preciso que os habitantes tenham consciência disso. Logo, os benefícios não poderiam deixar de ser lembrados na semana em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro). A programação da fundação terá uma palestra também sobre o Horto Municipal e a utilização de minhocários no Colégio Cristo Rei na quinta-feira. Já na sexta acontecerá a distribuição de mudas na Praça São Donato.

Para evitar impactos maiores no crescimento da cidade em detrimento da natureza, a Fundai realiza atualmente o monitoramento aéreo. Assim podem ser identificadas áreas de desmatamentos ainda que tímida de um ano para outro, mas determinantes ao longo dos períodos anteriores. A verificação também ocorre com denúncias e a pesquisa de campo. Foi assim que mais de 2,3 hectares de desmatamento foram identificados e maio deste ano na comunidade de Espigão. Pela estimativa da ONG SOS Mata Atlântica, Içara soma apenas 13,2 quilômetros quadrados de restinga e 2,5 quilômetros quadrados de mata remanescente.