Cotidiano | 04/11/2013 | 15:09
Novembro Azul enaltece diagnóstico
com informações de Aline Valcarenghi, da Agência Brasil
Compartilhar:
Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o movimento Novembro Azul ocorre neste mês com o tema “Um Toque, um Drible”. A campanha é decorrente do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam mais de 60 mil novos casos da doença no último ano.
O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal que consequentemente enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue e da biópsia. Quando descoberto no início, 90% dos casos são curáveis. Pessoas que têm casos na família, são obesas e/ou negras têm mais risco de desenvolver a doença.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento depende do estágio e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.