Cotidiano | 20/06/2023 | 11:03
Novo edital prevê mais 11 vagas para Içara no Mais Médicos
Município ainda estuda a possibilidade de adesão na modalidade de coparticipação com o Ministério da Saúde
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
O Ministério da Saúde ampliou o programa Mais Médicos, com a abertura de 10 mil novas vagas na modalidade de coparticipação de estados e municípios. O edital com as orientações para adesão dos municípios foi publicado nessa segunda-feira, dia 19, tendo prioridade aqueles de maior vulnerabilidade social.
Classificada como muito baixa vulnerabilidade, Içara poderá requeres até 11 vagas. “Como a publicação do edital é recente, ainda estamos estudando a possibilidade de adesão e analisando a parte legislativa”, explica o secretário de Saúde do município, Sandro Ressler.
No 28º ciclo do programa, já foram alocados sete profissionais do Mais Médicos para atuação em Içara. “O município conta com 19 unidades básicas de saúde e todas elas têm médicos contratados por 40 horas. Nenhuma unidade ficou descoberta desde o início deste governo, cumprindo um compromisso da prefeita Dalvania Cardoso. Mas é claro que a chegada de mais médicos vai nos auxiliar a ofertar mais serviços à população”, observa Sandro.
Conforme o edital, até o dia 27 de junho todos os 5.570 municípios brasileiros poderão solicitar novas vagas na modalidade de coparticipação. Nesse modelo, o Ministério desconta do repasse do piso de Atenção Primária à Saúde o valor de custeio mensal da bolsa-formação dos médicos. Os gestores locais seguem com a responsabilidade de pagamento do auxílio moradia e alimentação, ficando as demais despesas do programa a cargo do Ministério da Saúde.
Cronograma
O Ministério da Saúde também divulgou nessa segunda-feira o resultado final da alocação dos profissionais por meio do Mais Médicos, após escolha das vagas. O programa preencheu todas as 5.967 vagas, distribuídas em quase dois mil municípios.
O próximo passo para o candidato contemplado garantir a sua vaga é confirmar o interesse na atuação do programa, o que poderá ser feito até 23 de junho. O prazo foi estendido, excepcionalmente, aos médicos que ainda estão em processo de emissão do CRM, que terão até o dia 30 deste mês.
É imprescindível que o médico se apresente no município até o dia 23. Caso os profissionais não compareçam com os documentos previstos em edital, eles perdem o direito à vaga e o Ministério da Saúde realizará nova chamada do edital, onde todos os médicos não alocados poderão concorrer novamente.